#Vídeo: pegando carona num foguete espacial da NASA

Achou curioso o título do post, né? Mas é isso mesmo que queremos compartilhar com vocês hoje. Exploração Espacial.

Porque abordamos este tema, se nada tem a ver com design gráfico ou branding? Porque além de fantástico este vídeo é inspirador. Se pararmos para pensar que até poucas décadas atrás era supostamente impossível ou improvável uma viagem para fora da órbita da Terra, vemos o quão desafiador e inovador foi torná-la possível.

Num rápido paralelo com branding, é sabido que um dos fatores cruciais que levam as pessoas a acreditar em uma causa é a identificação com um propósito. E nesse contexto, trabalhar a história de uma marca, imergindo em sua essência, traduzindo e humanizando seus valores e premissas, de certa forma (é claro, guardadas as devidas proporções), é comparável a uma exploração no espaço. É necessário muito planejamento, pesquisa aprofundada, uma equipe profissional multidisciplinar e uma visão holística e abrangente do ambiente a ser explorado. E tão importante quanto isso é manter a mesma unidade e conduta com a tripulação (stakeholders) em caso de turbulências nessa missão de reconhecimento e validação de identidade da marca. O alinhamento entre o discurso e as atitudes da marca, na prática, é o que vai garantir uma mensagem coesa e relevante, e a consequência natural é a maior identificação e lealdade dos consumidores.

Mas, voltando ao vídeo da NASA... Aumente o som.

 Cabo Canaveral, 8 de junho de 2011. 
O lançamento do ônibus espacial Atlantis marcou o fim do programa de exploração espacial da NASA, pelo menos pelos próximos anos. O vídeo a seguir nos dá uma perspectiva absolutamente incrível de uma viagem para fora da órbita da Terra, de uma maneira nunca antes captada em imagens.

 Imagem do ônibus espacial rompendo a barreira do som.

Imagem do ônibus espacial rompendo a barreira do som.

Este filme será um bônus que vai integrar uma edição especial em DVD e Blu-ray do documentário da NASA "Ascent". E embora muitas imagens e vídeos incríveis de lançamentos de foguetes espaciais já tenham sido divulgados, este se destaca. É um passeio de imagens em alta definição a bordo de um propulsor a até uma altura de 150.000 pés (onde se desacopla do ônibus espacial), e retorna para a superfície terrestre através da atmosfera escaldante.

Graças ao pessoal do Estúdio Skywalker Sound, que fez a masterização do som, é possível ouvir nitidamente como o foguete decola, atinge a pressão dinâmica máxima, quebra a barreira do som em torno de 1:12 min, e depois continua acelerando em direção ao espaço. (Note o velocímetro em milhas no canto direito superior do vídeo). Toda a captação e reprodução do som foram reais. 

Highlights

  • O ângulo de visão das câmeras ajuda a entender o momento de quebra da barreira do som.
  • Uma vez que o foguete atingiu a altitude adequada, os propulsore e seus equipamentos de câmera acoplada são descartados, e começam sua descida de volta para a Terra.
  • No final, os propulsores fazem um pouso não muito macio na água, auxiliados por alguns pára-quedas.
  • O vídeo vai chegando ao fim e então vemos o segundo propulsor aterrissando no mar a uma certa distância do primeiro, mas, felizmente, ainda dentro do quadro.
  • O vídeo vai chegando ao fim e então vemos o segundo propulsor aterrissando no mar a uma certa distância do primeiro, mas, felizmente, ainda dentro do quadro.

É realmente um vídeo incrível, a perspectiva da filmagem pela lateral do foguete durante todo o percurso até mergulhar no mar é emocionante. Para nós "reles mortais" que provavelmente nunca teremos a oportunidade de fazer um vôo SpaceX pela Virgin Intergalactic no futuro, esta filmagem pode ser o mais próximo que chegaremos de um lançamento real. Enjoy the ride!

 

Posted on August 6, 2013 .