Posts filed under Vídeos

Propósito - Intenção fomentando a Colaboração

As melhores marcas transcendem segmentos e mercados regionais e fixam suas bandeiras em valores universais. Elas criam e ocupam um espaço mental que vai muito além de produtos e categorias. Elas servem a um propósito maior. Quer entender um pouco mais sobres esta novo abordagem nos negócios? Leia, comente, compartilhe o conhecimento com sua a rede

Posted on July 30, 2014 and filed under artigos, Vídeos.

Por que a Gestão de Marcas vai substituir o Marketing

Não é uma tendência isolada, nem muito menos um surto de genialidade de um guru 2.0. Há bastante tempo já vem se falando sobre a convergência do marketing tradicional em direção a uma gestão de marcas mais sofisticada e atual. Muito se especula, se teoriza e se argumenta sobre o assunto, os céticos, os haters e os marqueteiros xiitas dizem que é uma heresia, os moderninhos profetizam: “Branding is the new Marketing”, e os conselhos das grandes corporações fazem reuniões estratégicas para refletir sobre o que os acionistas acharão dessa mudança.

Posted on July 7, 2014 and filed under artigos, Vídeos.

As mil faces de Joseph Campbell e seu legado para o Storytelling

JosephCampbell.jpg

Para quem ainda não conhece, Joseph Campbell foi o mais importante estudioso da mitologia mundial, e fez pesquisas em diversas áreas como psicologia, psicanálise, filosofia e teologia.

Infelizmente seu projeto mais abrangente, o Atlas da Mitologia Mundial não foi concluído por ele em vida, mas a sua obra e seu legado foram primordiais para o estudo das narrativas clássicas, e do planejamento e estruturação de roteiros.

Encontramos esta série inédita de vídeo-reportagens da BBC feitas com o autor de O Herói de Mil Faces, já nos últimos anos de sua vida, onde foram abordados temas como religião, jornada do herói, mitologia e simbolismo. São mais de 5 horas de conteúdo, Enjoy!

1. A Saga do Herói
Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de matar dragões, os contos de aventuras heróicas já faziam parte de todas as culturas mundiais. Campbell nos desafia a ver a presença de uma jornada heróica em nossas vidas.

2. A Mensagem do Mito
Campbell compara a história da criação de Gênesis com as histórias de criação no mundo. Por causa das constantes mudanças mundiais, a religião deve ser transformada e novas mitologias devem ser criadas. Hoje em dia, as pessoas se apegam a mitos que não lhes têm serventia alguma.

3. Os Primeiros contadores de Histórias
Campbell discute a importância de aceitar a morte como um renascimento, como no mito do búfalo e a história de Cristo, o ritual de passagem nas sociedades primitivas, o papel dos Xamãs místicos, e o declínio do ritual na sociedade atual. 

4. Sacrifício e Felicidade
Campbell discute o papel do sacrifício no mito, que simboliza a necessidade do renascimento. Ele enfatiza a necessidade de cada um encontrar o seu lugar sagrado neste mundo tecnológico e acelerado.

5. O amor e a Deusa
Campbell fala sobre o amor romântico, começando pelos trovadores do século 12. Ele questiona a imagem da mulher, como deusa, virgem, a Mãe Terra.

6. Máscara da Eternidade
Campbell proporciona visões interessantes sobre os conceitos de Deus, religião e eternidade, como foram revelados nos ensinamentos cristãos e nas crenças dos budistas, dos índios Navajo, Schopenhauer, Jung e outros.

Saiba mais sobre o autor.

Gostou do tema desta postagem?
Comente aqui em baixo ou envie uma sugestão de assunto para as próximas postagens. A Holistik Brands valoriza muito a sua opinião. Obrigado!

Posted on November 25, 2013 and filed under Vídeos.

Documentário - Processo Criativo

 Processo Criativo é um documentário experimental de 2011 produzido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ele analisa a correlação entre as etapas de criação para artes plásticas, design e propaganda.

O documentário, em formato de entrevistas, aborda diferentes personalidades do mercado artístico contemporâneo carioca, como os artistas Carlos di Celio "Russo", Cadu Costa, Charles Watson, Felipe Taborda, Heleno Bernardi e Maria Nepomuceno. Através de suas opiniões procura-se entender as dinâmicas envolvidas em cada uma das três áreas, como se configuram os contextos de criação, o que diferencia a criação entre uma e outra área, ou se os processos se tornam relevantes para o produto final.

Em um segundo nível busca-se apresentar o processo criativo pessoal de cada um dos entrevistados da maneira como ele normalmente ocorre. Seus percursos, os aspectos levados em consideração e a maneira com que se relacionam com os projetos que fazem.

Posted on July 20, 2013 and filed under Vídeos.