Design Transversal como ferramenta de inovação nos negócios

design.jpeg

Basicamente, toda corporação – seja ela grande ou pequena, para ser saudável e perene precisa ser lucrativa e possuir processos ágeis. E desde os primórdios das relações comerciais os empresários sabem disso. Mas como gerar valor numa realidade onde o centro não está mais no produto ou serviço, e sim no usuário? Através do Design Transversal.

Design o quê? Mais um neologismo inventado pelos marqueteiros? Não. 


Design Transversal é a aplicação do pensamento visual, colaborativo e centrado no usuário para analisar processos e até mesmo repensar toda a cadeia de valor de um negócio, gerando inovação e diferenciação estratégica para todo seu setor de atuação.


visual_thinking.jpg

Veja algumas aplicações onde o Design Transversal pode atuar:

  • Business Design: identificação de melhores modelos de negócio para os produtos/serviços

  • Mix de Marketing: análise de estratégias de divulgação mais eficazes junto ao target.

  • Branding: análise dos principais atributos da plataforma de marca, bem como a identificação da melhor estratégia de posicionamento para cada público de interesse.

  • Service Design: estudo aprofundado da experiência do usuário com o produto ou serviço

  • Processos: permite identificar as etapas que funcionam e as que engessam a empresa, além de fornecer uma visão macro sobre a cadeia de valor.

Esta abordagem mais holística possibilita um olhar diferenciado e o envolvimento do designer na identificação de problemas e gargalos em todas as esferas do negócio, seja em nível criativo, analítico ou logístico. Além disso, é uma maneira rápida, barata e eficaz para fomentar uma cultura de inovação e criatividade no ambiente de negócios.


design process.png

Como vemos, o cenário de negócios no Brasil - e também fora dele, pede a presença ativa do designer e sua expertise para auxiliar as empresas a encontrar um caminho criativo e bem acertado para suprir as demandas do mercado e da sociedade, mantendo a relevância e principalmente o lucro.

E então, gostou do tema desta postagem?

Comente aqui em baixo ou envie uma sugestão de assunto para os próximos posts. A Holistik Brands valoriza muito a sua opinião. Obrigado!